terça-feira, 26 de agosto de 2008

The Chemical Brothers

Oi pessoal, hoje vou falar de uma dupla muito interessante The Chemical Brothers.




The Chemical Brothers é uma dupla de música eletrônica do Reino Unido composta por Tom Roelands e Ed Simons (também chamados Chemical Ed e Chemical Tom). Inicialmente chamavam-se "The Dust Brothers", referência a uma dupla de produtores musicais que usavam o mesmo nome, mas devido à sua popularidade e possibilidade de retratações legais acabaram mudando seu nome em 1995. Junto com The Prodigy, Fatboy Slim, The Crystal Method e outros artistas, foram os pioneiros do big beat.

A partir de 1992 Rowlands e Simons começaram então a trabalhar como Dj´s no clube "Naked Under Leather", nos fundos de um pub. Utilizam o nome "The 237 Turbo Nutters", e tocavam hip hop, techno e house. Logo depois passaram a chamar-se "The Dust Brothers", referência à uma dupla de produtores musicais famosos pelo seu trabalho com os Beastie Boys.


Com a escassez de material de hip hop para mixagens, passaram então a produzir suas próprias faixas. Utilizando um sistema Hitachi, um computador, um sampler e um teclado, gravaram "Song to the Siren", que foi lançado por sua própria gravadora. Em outubro do mesmo ano chegaram a imprimir 500 cópias da obra e começaram a espalhar por lojas de música dance em Londres. Receberam críticas que a gravação era muito lenta (tocada em 111 bpm´s). Enviaram a gravação para o DJ local Andrew Weatherall, que fez adaptações e relançou "Song to the Siren" em maio de 1993.

No final de 1993 completaram o EP 14th Century Sky, que foi lançado em janeiro do ano seguinte. Ele continha "Chemical Beats", que marcou o gênero da banda definindo o gênero big beat, que depois foi seguido por Fatboy Slim e vários outros artistas. Também continha "One Too Many Mornings", que foi a primeira demonstração de uma gravação menos intensa do grupo. Ambas as faixas também foram adicionadas no álbum de estréia, e o EP foi seguido de outro EP, "My Mercury Mouth", ainda em 1993.







Em março de 1995 a dupla começou sua primeira turnê internacional, que incluia os Estados Unidos e festivais pela Europa. Na mesma época o grupo Dust Brothers original ameaçou legalmente o grupo pelo uso indevido do nome, e então Rowlands e Simons decidiram mudar para "The Chemical Brothers". Em junho lançaram o quarto single, Leave Home, sendo o primeiro com a nova identidade.


Em março de 1997 a dupla lançou nova faixa, "Block Rockin' Beats", que tornou-se primeiro lugar no Reino Unido, ganhando posteriormente um Grammy por melhor Rock Instrumental.
Em 1998 o grupo concentrou-se na tarefa de DJ, e em setembro foi lançado o álbuns de mixagens Brother's Gonna Work It Out, contendo faixais de artistas influentes no som da banda tais como Renegade Soundwave, Meat Beat Manifesto e Kenny 'Dope' Gonzales. Em maio do ano seguinte voltaram a apresentar-se e lançaram a faixa "Hey Boy, Hey Girl". A canção era mais influenciada pelo house que pelo hip hop, e era bastante acessível para o mercado da época.



Em maio de 1999 a banda fez sua primeira apresentação no Brasil em turnê de pré-lançamento do próximo álbum, Surrender.


O grupo anuncionou em junho de 2006 em seu fórum oficial que estava trabalhando em novo material, chamado até então somente Chemical 6. Em 21 de março de 2007 anunciaram no myspace oficialmente seu próximo álbum. Intitulado We Are the Night, o álbum foi lançado em 2 de julho do mesmo ano. Colaborações de outros músicos incluíram Klaxons (em "All Rights Reversed"), Midlake (em "The Pills Won't Help You Now"), Ali Love (em "Do It Again") e Willy Mason (em "Battle Scars").




Na minha opinião uma grande dupla, pra uem não conhece vale a pena conferir!!!


Beijo à todos!!!

Nenhum comentário: